O número de canais no Youtube, páginas no Facebook, perfis no Instagram e blogs cresce a cada minuto. A maioria deles possui temas parecidos, seja moda, turismo, make, gastronomia ou lifestyle, e, por isso, é comum que haja imitação ou uso indevido de uma marca.
Vamos voltar à nossa pergunta: Influenciadores (as) digitais precisam registrar sua marca?”
A resposta é: sim!
A Era Digital
Até pouco tempo atrás, somente profissionais como atores, modelos, atletas e músicos tinham o poder de influência. Eis que, nessa nova Era Digital, as redes sociais se tornaram veículos de comunicação de alcance e relevância tão grandes quanto a TV, o rádio, o cinema e a mídia impressa.
E foi nesse contexto que nasceram os influenciadores e influenciadores digitais que usam a sua exposição para fazer anúncios e parcerias, fazendo divulgação de produtos ou serviços próprios e até mesmo de outras empresas
Sabia que você é uma marca?
Nas redes sociais, você possui:
- seu público-alvo;
- sua reputação;
- sua personalidade e estilo;
- o tipo de conteúdo produzido.
Cada influencer constrói a sua imagem com características próprias.
O Registro da Marca
Identidades marcárias, ainda que digitais, especialmente nome de blogs, perfis do Instagram e canais de Youtube, seja qual for o conteúdo (moda, maquiagem, viagens, entre outros), precisam ser registradas perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Hoje em dia, milhares de blogs, perfis em redes sociais e canais de Youtube são administrados por usuários apenas como hobby e não profissionalmente, mas ninguém sabe, por exemplo, se, em poucos anos, você vai querer iniciar a monetização do conteúdo postado e vai fechar parcerias com patrocinadores. Já pensou se, nesse meio tempo, outra pessoa resolve dar entrada no registro da marca antes de você? Sentimos em dizer que, nesse caso, você não terá direitos sobre a sua própria marca.
O registro da marca pode até parecer algo desnecessário, mas podemos afirmar que diversos influenciadores e influenciadoras digitais, que possuíam suas marcas há anos, acabaram perdendo para outras pessoas por não possuírem os registros.
Sem registro de marca, o (a) influenciador (a) fica completamente desprotegido.